Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Desafios para Novas Empresas e Advogados

Novas empresas têm características e necessidades específicas, gerando no profissional de advocacia a necessidade de observá-las e entendê-las.

O empreendedorismo contribui para a economia com uma menor taxa de desemprego, no crescimento econômico e com a inovação, no entanto, trazem novos desafios. E a advocacia, atividade que requer acompanhamento de tendências e atualização constante dos profissionais, deve trazer soluções para tornar a vida das startups mais fácil, adaptando-as à realidade desse novo mundo corporativo.

Listamos, aqui alguns desafios que o empreendedor enfrenta diariamente e que deve superar para que seu negócio alcance o potencial esperado, juntamente com o que se espera do advogado na assessoria jurídica voltada à este mercado:

Gestão de pessoas. A contratação e formação de profissionais dentro da visão do negócio e alinhada com os objetivos dele, além da observação da legislação trabalhista, é uma preocupação do empresário.

O suporte jurídico prestado por um advogado, em sua forma ideal, deve vir de forma consultiva e preventiva, com a formulação de uma política interna alinhada aos processos de comportamento e promoção da empresa, e deixando claras as linhas a serem seguidas nas contratações.

Gestão financeira. O empresário deve estar sempre atento à sua receita, ao processo contábil, à relação com bancos e especialmente ao enquadramento tributário.

Um advogado deve compreender as nuances do negócio do cliente, compreendendo as necessidades dele. O modelo de sociedade, a preocupação com as faixas de tributação e a análise e revisão de contratos bancários deve fazer parte de um planejamento financeiro e tributário traçado pelo advogado e em conjunto com o administrador da sociedade e profissional de contabilidade.

Regulação. Muitas das novas empresas ainda são cercadas pela informalidade, mas ainda necessitam de contratos que lhe confiram segurança em negociações. Não obstante, é necessária a proteção das propriedades intelectuais e, em especial, de regulamentação jurídica que permita receber investimentos de forma descomplicada.

A advocacia tem de ser prática e cirúrgica nesses pontos. Os contratos devem ser claros e de fácil interpretação, formalizando e descomplicando a relação com fornecedores e clientes. A propriedade intelectual deve ser protegida através dos registros junto ao INPI e o acompanhamento de investimentos e processos de venda deve ocorrer de ponta a ponta.

Estratégia. A expansão e o crescimento são objetivos comuns à qualquer empresário, e a adoção de estratégias que lhe permitam alçar vôos mais altos relacionam-se diretamente com a gestão e capacidade do negócio.

E uma empresa que tenha solidez jurídica desde sua constituição até seu planejamento de futuro estará, definitivamente, muito melhor capacitada para receber investimentos, adquirir empresas, imóveis ou equipamentos, desenvolvimento de novas tecnologias e proteção destas, e muito mais. O acompanhamento jurídico permite que a empresa alcance esse patamar.

Direito Societário. Área espinhosa da atividade empresarial desde sempre, a relação entre sócios, administradores e investidores deve ser saudável e sempre visando o interesse das empresas. A formação, gestão e mediação de conflitos entre pessoas e até mesmo entre órgãos diretivos da empresa é, muitas vezes, entrave para a realização de objetivos.

Uma boa atuação jurídica é essencial para o sucesso da empresa neste sentido. Constituir a sociedade com regras claras de gestão e sucessão, mediar conflitos buscando adequar as ambições dos tomadores de decisão à capacidade jurídica da empresa e, independente de qualquer coisa, adotar uma postura neutra e que prioriza o advisory (aconselhamento) é fundamental.

Agora que você conhece os benefícios de contar com uma assessoria jurídica que atua de maneira prática e colaborativa, voltada para o crescimento e sustentabilidade da sua empresa, entre em contato conosco clicando aqui e nos torne parte da sua história de sucesso!

  • Publicações3
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações150
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desafios-para-novas-empresas-e-advogados/581359793

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)